sábado, 10 de dezembro de 2011

M U D E...




" Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante
que a velocidade. 
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. 
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. 
Depois, mude de caminho, 
ande por outras ruas, 
calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os seus sapatos velhos. 
Procure andar descalço alguns dias. 
Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque(...).
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda...
com a direita 
Durma no outro lado da cama... 
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... 
leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. 
Ame a novidade. 
Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, 
escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. 
O novo lado, o novo método, o novo sabor, 
o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida. Tente. 
Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, 
tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... 
outra marca de sabonete, outro creme dental... 
Tome banho em novos horários.(...)
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro,
compre novos óculos, escreva outras poesias,
aprenda novas danças.
(...)Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros (...)
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só. 
 Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. 
Experimente coisas novas. 
Troque novamente. 
Mude, de novo. 
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia
Só o que está morto não muda !
Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, 
sem o qual a vida não
vale a pena!




*Poema do queridíssimo, Edson Marques
(Vale a pena conferir) 

3 comentários:

  1. Aline Bettanzos,

    Que bom que você gosta do meu poema Mude!

    Adorei o elogio indireto... rs!

    Mas esse meu poema não foi escrito por Clarice. Muita gente, na internet, comete ese engano. Compreendo.

    Livro Mude, com prefácio de Abujamra, já lançado pela Pandabooks.

    Se puder, veja também o video no meu blog.

    E depois, querendo, altere a autoria, para que esse engano não se dissemine ainda mais.

    Flores !

    ResponderExcluir
  2. Edson Marques,

    Verifiquei e peço sinceras desculpas pelo equívoco.
    Sempre me preocupo em colocar as autorias dos textos que publico aqui e que não são meus, nada que não esteja dentro das minhas obrigações, afinal, plágio é crime, e eu também sei o que é ter um texto de minha autoria assinado por outra pessoa. Me perdoa, realmente achei que fosse da Clarisse.
    Informo que já está alterado.
    Na oportunidade, lhe parabenizo pelo lindo poema e pelos outros tantos que dei uma "olhada rápida" no teu blog. Assim que eu me organizar melhor, nas férias da faculdade, você não escapará das minhas milhões de visitas ao sei site e nem de ver seus textos publicados aqui (dessa vez com a autoria certa), se vc assim permitir, claro!

    Grande abraço, acompanhado de muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Aline,

    Quanta gentileza tua!

    Essa minha "questão" com a Clarice vai durar para sempre... rs!
    Já pensei até em dar-lhe co-autoria póstuma. Mas só não faço porque a filho dela é desonesto: vendeu o meu poema para a Fiat fazer o comercial.

    Espero tuas novas visitas ao blog Mude.

    Também gostei do teu blog.

    Flores pra você!

    ResponderExcluir

Queridos, Muito Obrigada por comentarem ! adoro ! adoro *----------*
Coloquem o link do seu blog para que eu possa passar por lá ;)
Beijo no coração, Xuxus